Cosmiatria | Desoxicolato de Sódio

lipo-de-papada-sem-dor.jpg

Tratamento da papada ou queixo duplo:

Papada, ou queixo duplo, é definida por excesso de pele e gordura que se forma abaixo do queixo. Existe a possibilidade de tratamento da gordura da papada com substâncias lipolíticas dissolvendo o acúmulo de gordura no local. É uma alternativa ao tratamento convencional: a lipoaspiração da papada, lipoaspiração do submento.

O desoxicolato de sódio, ou ácido desoxicólico (sodium deoxycholate), é uma substância derivada dos sais biliares e atua como detergente, emulsificando as gorduras ingeridas na dieta alimentar e tem efeito sobre as proteínas das membranas celulares rompendo as células do tecido gorduroso. Com o tratamento há a redução da espessura da camada de gordura na área tratada.

A vantagem desse procedimento é não haver necessidade de interromper as suas atividades, nem internação ou cortes.

O desoxicolato de sódio foi descoberto por acaso, em uma associação com fosfatidilcolina (antigo Lipostabil®) em que sua única função era de veículo da fórmula.  é comercializado em outros países com os nomes Belkyra e Kybella. No Brasil encontramos proveniente de empresas farmacêuticas de manipulação, devidamente registradas na ANVISA. A substância é para uso médico, e utilizada em clínicas  no Brasil há mais de 10 anos.


O infiltrado inflamatório que se forma no local é o responsável pela eliminação do debri celular e das gotas lipídicas dos adipócitos. O fármaco também provoca uma fibrose no local, com remodelamento do tecido conjuntivo, o que leva a uma pequena retração da pele, contribuindo para os resultados observados já que não deixa excessos de pele ou flacidez na região.

 

Sobre o procedimento

 

O médico deve analisar qual a área da sua papada que tem mais gordura e marcará os pontos de aplicação. O ácido desoxicólico causará uma produção maior do colágeno, além da emulsificação da gordura, fazendo com que ela seja eliminada naturalmente pelo seu corpo. Justamente por essa combinação que a sua aparência muda e a papada diminui bastante.

Deve-se ter atenção sobre seu uso nos casos de flacidez excessiva da pele, bandas platismais proeminentes ou outras condições para as quais a redução da gordura submental pode resultar em desfecho esteticamente indesejado.

Na aplicação é comum o paciente sentir dor na área de gordura tratada. O desconforto começa após a injeção e dura de 5 a 15 dias. Pode aparecer coceira no dia da aplicação ou quatro a cinco dias depois, mas não é alergia e sim uma reação ao medicamento que passa espontaneamente pelo tecido subcutâneo. Imediatamente após aplicação de DC, foi observada paniculite lobular e reação inflamatória aguda intensa. Há morte celular, derretem-se as células de gordura. Vários tratamentos/sessões são necessários para atingir a redução esperada na gordura tratada

.
Os pacientes terão um inchaço significativo após o primeiro tratamento que pode levar até uma semana para se resolver, enquanto a contração do tecido ocorre nos meses subseqüentes. Sessões podem ser feitas a cada mês, mas o ideal seria após a resolução do processo inflamatório local da sessão anterior.


Indicações

 

Além do tratamento de papada, ele tem sido indicado também para pequenos retoques de tratamentos para redução de gordura. As injeções poderiam ser aplicadas em qualquer parte do corpo com acúmulo de tecido adiposo, exceto face. Gorduras localizadas na barriga, culotes, coxas e costas são os locais mais comumente indicados para aplicação.

O tratamento da papada com ácido desoxicólico é indicado para pessoas que apresentam gordura na região abaixo do queixo e sem problemas de deglutição. É preciso avaliação médica para avaliação da indicação e investigação de problemas de saúde que impeçam o procedimento. 

 

Pessoas com flacidez apenas não são candidatos apropriados para o procedimento. O ácido desoxicólico não elimina a pele, apenas a gordura, sendo assim, nesse segundo caso não haveria muito resultado. O processo pode ser feito em consultório, desde que ele tenha todo o aparato necessário para isso.

Os resultados são bastante positivos e perceptíveis de 20 a 30 dias aproximadamente,a partir da primeira sessão.


Após a última sessão, a região do queixo fica um pouco mais sensível, é indicado que evite mastigar alimentos muito duros nos primeiros dias. Após a aplicação do desoxicolato, você pode retornar para todas as suas atividades normalmente. Evite apenas, forçar a mastigação para não deixar a região mais dolorida e pegar sol nos primeiros dias para evitar risco de manchas. 


Efeitos e Contraindicações

 

Os efeitos adversos variam de leves a moderados, geralmente transitórios, localizados no local da injeção e não possíveis de prever. Normalmente são autolimitados e sem necessidade de tratamento adicional: edema (inchaço), hematoma, eritema (ou vermelhidão), prurido (ou coceira), dor, endurecimento, alterações de sensibilidade, nódulos ou áreas endurecimento  da pele e calor local.


O uso inadequado de desoxicolato de sódio, em altas dosagens, pode induzir a ocorrência de pancreatite aguda, apoptose, edema e liberação de prostaglandinas E2. Como alternativa ou complementação ao tratamento, existem máquinas como criolipólise ou ultrassons focados, radiofrequências e cavitação,  entre outras, que ajudam no processo de redução das medidas.


A aplicação segue um protocolo, e distâncias específicas entre os pontos, para não haver necrose ou reações exageradas  à aplicação. A quantidade aplicada também varia em função da extensão e quantidade de gordura local.

 

Há contraindicação na presença de infecção nos locais de injeção e/ou pacientes com hipersensibilidade ao ácido desoxicólico ou a qualquer um dos componentes da fórmula.


Como todo procedimento médico, há risco de infecção ou outra reação indesejada caso seja feito sem a assepsia e os cuidados necessários. Por isso, atenção sobre o procedimento e escolha de profissional qualificado é muito importante sempre. O paciente ainda pode ver melhora por até 2 meses.


É importante que antes da primeira aplicação, você tire todas as suas dúvidas. Se você quiser saber mais informações sobre aplicação ou tratamento com ácido desoxicólico ou tratamentos alternativos para reduzir gordura localizada entre em contato conosco.