Cirurgia Plástica | Face

9 Fenda-palatina.jpg

Fenda Palatina

A fissura labial e a fenda palatina, popularmente conhecidas como lábio leporino e goela de lobo, São más-formações congênitas que ocorrem durante o desenvolvimento do embrião. A fissura labial é uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos. Já na fenda palatina, a abertura pode atingir todo o céu da boca, sendo este um quadro de maior complexidade.

 

As fendas palatinas não são alterações apenas de caráter estético, são problemas de saúde que incluem má nutrição, distúrbios respiratórios e de fala, audição, bem como infecções crônicas e alteração na dentição. Por isso é de extrema importância que seja realizada uma cirurgia plástica reparadora ainda nos primeiros meses de vida do bebê. Geralmente a cirurgia de lábio já pode ser realizada a partir do terceiro mês e a de palato a partir do 12º mês de vida da criança.

 

Após a cirurgia, são prescritos alguns analgésicos a fim de minimizar qualquer dor recorrente da cirurgia. É recomendada dieta líquida ou pastosa fluida nos primeiros dias pós operatórios. Bem como, deve-se evitar chupetas, mamadeiras e dedos na boca nos período pós operatório inicial. Podem ser utilizados imobilizadores de cotovelo, para evitar que o bebê toque na região operada. As cicatrizes, no início, parecem ser maiores e mais avermelhadas, mas com o passar do tempo tornam-se quase imperceptíveis.

É de extrema importância que se procure um profissional especializado, a fim de que todas as dúvidas sejam esclarecidas e que o melhor tratamento para o paciente seja estabelecido.

Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.