Cirurgia Plástica | Corpo

21B Lipoenxertia.jpg

Lipoaspiração e Lipoescultura

A lipoaspiração é a cirurgia plástica que visa reduzir, em áreas localizadas do corpo, o excesso de gordura por meio de diversas técnicas, conferindo um contorno corporal mais harmonioso. Já a lipoescultura é a reutilização da gordura lipoaspirada do paciente, que é realocada em outra região do corpo, como mamas e glúteos. Ou, ainda, é utilizada para corrigir algumas imperfeições ou alterações de relevo corporal. 

Alguns fatores, como emagrecimento brusco, gravidez e o próprio processo natural de envelhecimento contribuem para o acumulo de gordura localizada, alterando as formas corporais. Com o objetivo de solucionar esses problemas, a lipoaspiração é realizada através da inserção de uma cânula e de um lipoaspirador especial, que remove o excesso de gordura por sucção a vácuo, remodelando, com isso, o contorno do corpo.

A cirurgia de lipoaspiração pode ter seus resultados ampliados quando é realizada em conjunto com lifting abdominal, por exemplo, removendo o excesso de pele e solucionando problemas de flacidez. O procedimento cirúrgico dura de duas a três horas, dependendo da quantidade de gordura a ser retirada e das áreas a serem tratadas. Pode ser realizado com anestesia geral, peridural ou local com sedação, sendo necessária internação por um período de 24 horas, para fins de observação. 

 

É preciso ter alguns cuidados no pós-operatório a fim de ter uma recuperação mais rápida e eficaz, além de um melhor resultado do procedimento. Recomenda-se o uso de uma malha compressiva por dois meses bem como evitar atividades físicas nos primeiros 30 dias, sendo que após dois meses o paciente normalmente já fica liberado para todas as atividades.