18B reconstrucao-de-mama.jpg

Mama | Reconstrução

A reconstrução mamária é realizada por meio de diversas técnicas de cirurgias plásticas que tentam restaurar a mama, sendo que a mais apropriada dependerá da forma, do tamanho e da localização da retirada do tecido. Geralmente indicada para pacientes que perderam a mama em algum tratamento para câncer ou em decorrência de algum outro problema de perda de tecido. 

 

Esta cirurgia pode ser realizada juntamente com a mastectomia, evitando-se, assim, dois processos de recuperação. Mas nem todos os pacientes têm indicação clínica para realizar as duas cirurgias no mesmo momento. Para esses pacientes, então, é recomendada a reconstrução tardia, agendada após o período de recuperação da mastectomia. 

Cirurgia Plástica | Mama

A colocação da prótese de silicone é indicada quando não há o comprometimento da quantidade de pele ou quando o paciente não apresenta tecido suficiente para reconstruir a mama.  Ainda, vale salientar que a técnica mais indicada para cada paciente será avaliada pelo cirurgião plástico, considerando-se todas as especificidades de cada quadro clínico.