Cirurgia Plástica | Face

7 mentoplastia.jpg

Mentoplastia

Uma das cirurgias mais procuradas para correções na região do queixo, a mentoplastia é caracterizada pelo aumento da região mentual por meio de próteses de silicone, as quais são colocadas entre a parte óssea e o músculo do queixo, corrigindo, assim, o que é conhecido por “queixo retraído”.

 

Por se tratar de um procedimento que envolve a mandíbula, é necessário fazer uma avaliação da dentição do paciente, juntamente com outros aspectos da face. 

 

A mentoplastia de aumento com colocação de prótese é um procedimento simples e dura em torno de uma hora, sendo realizada com anestesia local na maioria dos casos. As cicatrizes não são aparentes, pois as incisões geralmente são realizadas internamente.

Durante o processo de recuperação, o paciente precisa de um curativo externo que impeça a movimentação da prótese de silicone. Também é indicada apenas a ingestão de líquidos nos primeiros dias. Outro cuidado pós-operatório importante é o de dormir de barriga para cima no primeiro mês após a cirurgia. 

 

Além da cirurgia para queixo retraído com a colocação de prótese no mento, também é possível realizar uma cirurgia para a retração do queixo, conhecida como ortognática. Neste caso, o procedimento é considerado de maior complexidade, pois em grande parte dos pacientes é necessário realizar modificações  na estrutura óssea da face.

 

Em ambos os casos, é essencial a avaliação de um profissional especializado, a fim de traçar o melhor tratamento para cada caso.