top of page
  • carolfonsecamed

Sol X Cicatriz

Todo procedimento cirúrgico, seja ele qual for, acaba por deixar alguma cicatriz, uma vez que cicatrizes são decorrentes de um processo natural de cicatrização da pele. Um dos principais fatores que podem comprometer a cicatrização e prejudicar a recuperação após uma cirurgia é a exposição solar.

Cuidados com a exposição solar

A exposição da cicatriz ao sol pode causar diversos problemas e pode comprometer, além da estética, também a funcionalidade da cirurgia. Por isso, é terminantemente proibido que o paciente se exponha ao sol durante os 30 dias posteriores à cirurgia. Até mesmo mormaços devem ser evitados nesse período. Além disso, recomenda-se evitar a exposição solar direta na cicatriz por um período de um a dois anos após a cirurgia.


As cicatrizes também podem ficar com um aspecto mais escurecido, desencadeando até mesmo o aparecimento de manchas roxas ao redor do local da cirurgia, as quais podem ser irreversíveis, além de dificultar o processo de cicatrização, uma vez que a exposição ao sol pode causar coceira e dores.


Cudcados com a cicatriz

Gostou deste artigo? Inscreva-se neste site para receber as notificações. Siga-me nas redes sociais.



Dra Ana Carolina Fonseca

MÉDICA CIRURGIÃ PLÁSTICA

CRM: 52-78026-0


36 visualizações0 comentário
bottom of page