Cirurgia Plástica | Face

8A labios.jpg

Queiloplastia (Cirurgia Labial)

Também conhecida como queiloplastia, a cirurgia labial é normalmente realizada com o objetivo de aumentar ou diminuir o tamanho dos lábios. No entanto, também é possível realizar uma cirurgia labial de finalidade reparadora, como em casos de assimetria, boca torta ou para corrigir outras imperfeições.

 

O procedimento de aumento dos lábios é normalmente realizado por meio de preenchimentos, sendo o com ácido hialurônico o mais indicado. Seu resultado tem duração de até dois anos, dependendo do material utilizado. Em contrapartida, a cirurgia para reduzir o volume dos lábios apresenta uma complexidade maior e resultado definitivo, pois altera as estruturas do tecido que compõe o lábio.

A recuperação da cirurgia de lábios é relativamente rápida, levando aproximadamente sete dias para a redução dos inchaços e para que os pacientes retornem às suas atividades diárias. Já nos casos de preenchimento realizado a nível ambulatorial, o paciente pode retornar imediatamente à sua rotina diária. Alguns cuidados devem ser tomados, como comer apenas alimentos líquidos ou pastosos na primeira semana; evitar alimentos cítricos; aplicar compressas geladas nos três primeiros dias; não fumar e evitar a exposição solar. Todas essas recomendações favorecem o processo de cicatrização e melhoram os resultados da cirurgia.

Este procedimento também pode ser associado a aplicações de Botox em regiões próximas à boca, maximizando com isso os efeitos cirúrgicos.